Recanto:


"A única verdade é que vivo.
Sinceramente, eu vivo.
Quem sou?
Bem, isso já é demais...."

Clarice Lispector

"

Quando pratico o bem, sinto-me bem, quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião. Abraham Lincoln


" Há quem possua tesouros em ouro e prata.Os meus são de carne e ossos....Rafael e Guilherme...ambos com brilho e valores excepcionais. "Peta Andrade




quarta-feira, 8 de junho de 2011

UM ATO IMPENSADO

 Um belo dia de sol, Sr. Mário, um caminhoneiro, chega em casa depois de longos anos de trabalho e, todo orgulhoso, chama sua esposa para ver seu lindo caminhão, o primeiro que conseguira comprar após todos aqueles anos de sufoco, e a partir daquele dia, seria seu próprio patrão.

 Ao chegar à porta de sua casa, encontra seu filhinho de 6 anos, martelando alegremente a lataria do reluzente caminhão. Irado, aos berros pergunta o que o filho estava fazendo e, sem hesitar, no meio de seu furor, martela impiedosamente as mãos do filho, que se põe a chorar sem entender o que estava acontecendo.

 A mulher do caminhoneiro, corre em socorro do filho, mas pouco pôde fazer. Chorando junto ao filho consegue trazer o marido à realidade e, juntos o levam ao hospital, para fazer um curativo nos machucados provocados.

 Passada várias horas de cirurgia, o médico desconsolado, bastante abatido, chama os pais e informa que as dilacerações foram de tão grande extensão, que todos os dedos da criança tiveram que ser amputados, mas que de resto o menino era forte e tinha resistido bem ao ato cirúrgico, devendo os pais aguardá-lo acordar no quarto.

  Ao acordar, o menino foi só sorriso e disse ao pai:

 – Pai, me desculpe, eu só queria consertar seu caminhão, como você me ensinou outro dia. Não fique bravo comigo!

 O pai enternecido, disse que não tinha mais importância, que já nem estava mais bravo e que não havia estragado a lataria do seu caminhão.

 O menino com os olhos radiantes perguntou?

 – Quer dizer que não está mais bravo comigo?

 – Não! – respondeu o pai.

 – Se estou perdoado papai, quando meus dedinhos vão nascer de novo?

REFLITA: Apesar de forte, esta história e de  cunho muito real, porque na hora do ímpeto, machucamos profundamente quem amamos, e em muitas das vezes não podemos mais “sarar” a ferida que deixamos. Assim espero que ao lerem, fiquem impressionados como fiquei. Pensem em suas atitudes e reflitam para ver o quanto têm sido impetuosos e, se for possível, mudem suas atitudes a fim de evitar os danos irreversíveis de seus atos.

23 comentários:

  1. achei esse texto muito interesente pq ele faz refletir as vezes fazemos as coisas sem pensar nas consequencias ou no que podemos causar ao outro e como vc mesma disse .uma folha uma vez amassada nunca fica lisa de novo ....(Felipe da silva caldeira 6A)

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma das mensagems mais bonitas que já li na minha vida me fez chorar...Esse texto traz uma mensagem que todo mundo devia saber disso porque muitas vezes as pessoas fazem coisas sem pensar e as vezes acaba machucando outras pessoas,ou até você mesmo pode fazer isso, então antes de fazer coisa rapidas e sem pensar,é melhor parar e pensar para na machucar as pessoas de quem você mais ama...Como a Senhora mesmo disse e o Felipe repitiu ai em cima(bem lembrado)uma folha uma vez amassada nunca fica lisa de novo...a Mesma coisa com o coração das pessoas que facilmente se machuca e nunca,mais nunca mesmo sara a ferida causada justamente por isso.....(Beijos e Abraços de Gustavo de Souza Cruz 6 A)

    ResponderExcluir
  3. Esse texto mostra que fazemos as coisas sem saber o que acontecel certamente !
    Ai mostrou o exemplo desse pai que comprou um caminhão novo e quando chegou em sua casa logo depois o seu filho entrou batendo numa lata do velho caminhão o pai do menino ficou com tanta raiva que chegou ao ponto de martelar as mãos do próprio filho !
    Desesperada a mão do garoto leva ele para o hospital onde ele passa por uma longa cirurgia
    E que teve de amputar os seus dedos !
    Os pais vão para a sala onde o menino estava .
    O menino pergunta ao seu pai se ele ainda estava com raiva dele.Porque ele só estava fazendo o que tinha aprendido com seu pai ,ou seja consertando o velho caminhão !
    O pai diz que não !
    O garoto feliz de saber que o seu pai já havia lhe perdoado pergunta ao pai quando ele teria os seus dedos novamente !
    Esse texto mostra que numca devemos tomar decisões precipitadas !
    Porque só vai acontecer coisas que não queremos que aconteção !
    Beijos professora .esse texto foi o melhor de todos !

    ResponderExcluir
  4. Pró eu nunca li um texto tão importante quanto esse falando sobre o que nós mesmos fazendo e não é um mito é uma realidade que nó todos estamos enfrentando. Eu entendir que as pessoas machucam as outra por besteiras e talvez é as pessoas que mais gostamos , e como a senhora mesmoo falou que nossos corações é como um papel quando voçê machuca esse coração ele não sara totalmente e o papel quando voçê amassa que quer desamassar voçê não desamassa totalmente pois fica com umas dobraduras e também é como uma ferida não sara fica a cicatriz . E as vezes fazem isso pra agradar e acaba não agradando e siim machucando mas ainda. (Lizandra Sampaio Da Silva Oliveira 6A ) :)

    ResponderExcluir
  5. professora eu fiquei muito abatida com este texto. È nós podemos fazer coisas pra machucar quem amamos e não tem como voltar atrás e o perdão não adianta em nada!(Karolayne Andrade Alves 6ªD)

    ResponderExcluir
  6. Esse texto me fez lembrar de uma vez que você falou na sala de aula que quando amassamos uma folha, ela não ficará como era antes; podemos machucar quem amamos, mas depois nos arrependeremos pelos nossos atos mas o que passou , passou e não tem como voltar atrás... (Ana Beatriz Lyra Amorim Linhares 6ª B)

    ResponderExcluir
  7. pró amei o texto pois nós mostra que devemos pensar bem antes de agir sem pensar pois as vezes a pessoa poderia estar tentando nós ajudar e nós agimos sem pensar e acabamos machucando a pessoa sem perceber.

    ResponderExcluir
  8. pró amei o texto pois nós mostra que devemos pensar bem antes de agir sem pensar pois as vezes a pessoa poderia estar tentando nós ajudar e nós agimos sem pensar e acabamos machucando a pessoa sem perceber.
    (Sarah Roberta 6ªD)

    ResponderExcluir
  9. Márcia MaltaPereira9 de junho de 2011 às 09:58

    Professora adorei o texto ele nos faz pensa nas coisa antes de faze-las,torna-las real.(Mácia Malta 6ªB)

    ResponderExcluir
  10. Professora amei esse texto!
    Pois ele nos mostra o que fazemos sem pessar.
    Como o que esse pai fez com seu filho...
    Esse texto nos mostra como nos fazemos coisas sem pensar...Podemos falar pequenas coisas que acabamos machucando as pessoas que mais amamos!
    Por isso esse texto quer nos mostra que numca devemos tomar decisões sem pesar no que estamos fazendo... Pois só vai acontecer coisas que não queremos!
    Beijos Grazielly Santana 6ªD

    ResponderExcluir
  11. Alvaro de Paula Oliveira (6ªB)9 de junho de 2011 às 11:15

    Professora,refleti esse texto penssando naquele ditado: Pense 2 vezes antes de fazer o errado.

    O filho só queria ajudar e olha o que o pai fez, não pensou antes de fazer uma bobagem.ÁLVARO DE PAULA OLIVEIRA (6ªB)

    ResponderExcluir
  12. O texto mostra o que fazemos sem pessar,isso quer dizer que devamos penssar varias vezes antes de falar ou fazer auguma coisa sem penssar.Mesmo o pai do menino não sabendo o que ralmente o menino
    tava fazendo teve uma ação muito rapida e sem penssar.
    (Ingrid Silva 6 D)

    ResponderExcluir
  13. T.T
    uma das histórias mas tristes que li, enquanto o garotinho apenas quer ajudar ao pai ele trata-o dessa forma sem menos nem saber o motivo, e o garoto ainda ée o inocente o suficiente para pedir perdão ao pai sem nçao ter feito nada.
    E isso nos faz refletir de que nós julgamos sertas pessoas sem saber o motivo delas estarem agindo desse modo. ( Bianca Reis 6°A )

    ResponderExcluir
  14. professora achei este texto muito interesante.que pra mim o principal ensinamento e que as pessoas devem pesar duas vezes ou mais na hora de agir .

    luana conceição SEXTA B

    ResponderExcluir
  15. eu achei esse texto muito importante para a vida das pessoas por muitas vezes falar ou fazer as coisas por impulso e depois que ja fez que se arrepende e muito bom que a senhora coloque esse textos no seu blog para concientizar as pessoas dos seus atos a assim se tornar uma pessoa melhor pensar antes de falar respirar fundo por que as vezes uma so palavra pode machucar e muito como ja aconteceu com migo de agir por impulso e falar coisas que acaba baguando os outros beijos e continui postando esses textos que possa consientizar as pessoas de seus atos ate (NARA 6ª SÉRIE B)

    ResponderExcluir
  16. professora gostei muito do texto um ato ipesado apezar de ser muito forte, ele nos faz refletir sobre as coisa erradas que fizemos, algumas pessoas se acham superiores a outras, mas na verda todo mundo é igaul.

    JONAS 6ªD

    ResponderExcluir
  17. amei e amei, é um texto q mexe na vida de muitos e q aas vezes nós fazemos aas coisas sem pensas, sem ter o sentido do q a gente realmante faz, ñ machuca só na dor mais sim no sentimento, ainda mais nas pesseoa q mais amamos q Deus botou eem nossas vida. Enquanto eeu estava lendo, essa leitura tocou eem meu coraçao, ou seja, vai ser uma leitura q nunca vai sair de meu pensamento. E parabens pelo blog. AMEI E AMEI, bjss. Maira Stefanne 6° D

    ResponderExcluir
  18. O texto trata de um assunto ilustrativo, mas tráz o leitor à realidade cotidiana... Às vezes é necessário uma ilustração para compreendermos lições.
    (Maria Clara)

    ResponderExcluir
  19. eu gostei muitos de seus textos eles sao muitos bonitos e bons para ler. Matheus Melo

    ResponderExcluir
  20. Professora adorei o texto ele nos faz lembrar de que sempre devemos pensar entes de agir ou falar.
    (ANA JÚLIA 6ªB)

    ResponderExcluir
  21. professora o texto nos ajuda a refletir que : o que fazemos sem pensar pode machucar o outro que pode vir a trazer graves cosequências.

    "luana gabrielli 6° A"

    ResponderExcluir
  22. Pró eu ja lii uma história semelhante a essa e é muito triste mesmo o pai fazendo de tudo ele nao vai poder dar os dedos novamente ao filho

    ResponderExcluir
  23. Pró entra no meu blog e vê o texto semelhante a ele

    ResponderExcluir